castaneda82_MARTIN BERNETTIAFP via Getty Images_chileconstitution Martin Bernetti/AFP via Getty Images

Chile Diz Não à Revolução

CIDADE DO MÉXICO – A rejeição popular à proposta de nova constituição do Chile era esperada. Sua magnitude, não.  Este mês, quase 62% dos 13 milhões de eleitores que compareceram às urnas disseram não ao projeto que substituiria a Constituição feita durante a ditadura militar de Augusto Pinochet.

O esmagador repúdio à nova constituição é um golpe para o presidente Gabriel Boric, que a apoiou. Além disso, mostrou claramente que a Convenção Constitucional que a redigiu foi muito além das aspirações e convicções do eleitorado chileno.

Boric, ex deputado de esquerda, que foi eleito no ano passado, defendeu o projeto escrito por uma assembleia composta em grande parte por seus aliados e companheiros. Assim sendo, ele é parcialmente responsável por seu fracasso. Embora já tenha anunciado uma reforma ministerial após a derrota no referendo, ele agora será forçado a tomar decisões mais difíceis: quais políticas seguir e conselheiros manter e como cumprir as promessas reformistas que fez durante a campanha.

https://prosyn.org/1wZ6zf0pt