computer class girls developing world Shehzad Noorani/Majority World/UIG via Getty Images

O lugar da mulher é na revolução digital

MONTREAL – As tecnologias digitais são uma faca de dois gumes para as mulheres em todo o mundo. O acesso mais acentuado dos homens a estas tecnologias coloca as mulheres em risco de serem ainda mais deixadas para trás a nível económico e social. Porém, se as mulheres puderem explorar as potencialidades das tecnologias digitais, terão novas oportunidades.

De acordo com as estimativas da Associação GSM, o acesso das mulheres à internet e aos telefones móveis representa, em média, cerca de 85% do nível de acesso dos homens, e um total de 1,7 mil milhões de mulheres em países de baixo e médio rendimento não tem acesso à Internet. Esta situação limita gravemente as perspectivas das mulheres e das raparigas.

As tecnologias digitais aumentam o acesso das mulheres ao financiamento, sendo que o serviço bancário móvel permite-lhes evitar que tenham de efectuar viagens longas para ter acesso a uma agência bancária ou a um multibanco. Do mesmo modo, a utilização de cuidados de saúde através da tecnologia proporcionada via telefone ou tablet melhora os resultados de saúde, já que chega inclusivamente até às mulheres que vivem nas zonas mais remotas, poupando-lhes uma longa e muitas vezes arriscada caminhada para serem consultados por um médico.

https://prosyn.org/KLqBB49pt