sirleaf5_ Bruna PradoGetty Images_women covid pandemic abuse Bruna Prado/Getty Images

Como podem as mulheres combater o preconceito

MONRÓVIA – Desde 1911, sociedades de todo o mundo dedicaram dias, meses e mesmo décadas (no caso de África) para celebrar os resultados alcançados pelas mulheres e promover soluções para desafios novos e persistentes. Mas, durante os últimos dois anos, a pandemia da COVID-19 agravou os problemas das mulheres numa proporção desmedida, salientando de forma clara a urgência do tema do Dia Internacional da Mulher deste ano: “Quebrar o Preconceito”.

O ónus de cumprir esta tarefa recai sobre nós, as mulheres do mundo. Recorrendo à nossa própria criatividade, temos de redireccionar a nossa atenção, actualizar o nosso discurso global e iniciar uma nova era para a liderança das mulheres.

Não existem dúvidas de que as mulheres suportaram a parte mais pesada dos custos da pandemia. Muitas foram forçadas a proteger-se de um inimigo silencioso que hoje sabemos ser menos letal que os seus familiares mais próximos. Muitas mulheres foram vítimas daquilo a que a ONU Mulheres apelida de “Pandemia-Sombra”, sofrendo espancamentos, violações, insultos e traumas psicológicos no que deveria ter sido um porto seguro para um flagelo biológico.

https://prosyn.org/VeOfRdlpt