Howard Davies, the first chairman of the United Kingdom’s Financial Services Authority (1997-2003), is Chairman of NatWest Group. He was Director of the London School of Economics (2003-11) and served as Deputy Governor of the Bank of England and Director-General of the Confederation of British Industry.
LONDRES – Diante dos horrores da invasão da Ucrânia pela Rússia, e reconhecendo as limitadas opções militares abertas a eles, é compreensível que governos ocidentais estejam empregando seu arsenal econômico e financeiro. Tais sanções, é claro, foram impostas a países errantes no passado com sucesso variável, mas não na mesma medida que contra a Rússia agora.
Vale notar que os Estados Unidos e seus aliados apreenderam grande parte das reservas cambiais do banco central russo, além de terem cortado o acesso de alguns bancos russos ao sistema SWIFT de mensagens financeiras para transações internacionais. O mundo aprendeu uma nova palavra – deswifting –, e o sistema financeiro foi instrumentalizado como nunca antes.
É cedo demais para avaliar o impacto das sanções contra a Rússia; ainda não há sinais de um efeito decisivo sobre o regime do presidente Vladimir Putin ou suas políticas econômicas. Mas é provável que o dano de longo prazo à economia da Rússia seja significativo.
To continue reading, register now.
Subscribe now for unlimited access to everything PS has to offer.
Subscribe
As a registered user, you can enjoy more PS content every month – for free.
Register
Already have an account? Log in