demiralp3_Ali Balikci  Anadolu Agency_turkeycentralbank Ali Balikci/Anadolu Agency

A Turquia permanecerá comprometida com a reforma econômica?

ISTANBUL – Oito meses após um retorno surpresa às políticas econômicas ortodoxas, as autoridades turcas continuam sinalizando seu compromisso com a reforma. O Banco Central da República da Turquia (Central Bank of the Republic of Turkey - CBRT, na sigla em inglês) subiu as taxas de juros em 36,5 pontos percentuais desde junho, enquanto o governo, dirigido pelo ministro das Finanças, Mehmet Şimşek, apertou a política fiscal, mais notavelmente aumentando os impostos indiretos e ajustando os preços regulados.

Tanto as autoridades fiscais quanto monetárias vêm enfatizando repetidas vezes o apoio do presidente turco Recep Tayyip Erdoğan a esses esforços, buscando acalmar os temores de uma reversão abrupta da política econômica. É digno de nota que, pela primeira vez, o próprio Erdoğan apresentou o programa econômico de médio prazo do país em setembro, prometendo reduzir a inflação a um dígito com a ajuda de uma “política monetária rígida”.

Igualmente importante, a economia turca começou a colher os frutos da normalização. Nos últimos seis meses, o prêmio de risco em títulos do governo turco diminuiu de modo significativo, de 679 para 280 pontos base.

https://prosyn.org/xF98hGEpt