delong252_ Spencer PlattGetty Images_USinequality Spencer Platt/Getty Images

Conseguirá a América escapar à sua Segunda Era Dourada?

BERKELEY – Alguns de nós estão mais optimistas do que outros sobre o futuro. Nós, os optimistas, reconhecemos ainda ser possível escapar das armadilhas montadas pela Segunda Era Dourada da América.

Durante uma era dourada, as capacidades produtivas são redireccionadas: deixam de satisfazer as necessidades e comodidades da maioria das pessoas e transformam-se em gastos exorbitantes na procura de estatuto e noutras actividades sem valor. A riqueza herdada desempenha normalmente um papel de destaque, e é frequentemente representada como impedimento e motivo de atraso para quaisquer transformações que possam perturbar o status quo.

Veja-se o aquecimento global, que actualmente ameaça neutralizar muitos dos dividendos tecnológicos dos quais, de outra forma, poderíamos usufruir durante as próximas duas gerações. Estamos nesta confusão precisamente porque os interesses do carvão e do petróleo tiveram poder social e político suficiente para atrasar a transição para energias sem emissões de carbono. Pior ainda, alguns segmentos dos socialmente e politicamente poderosos estão a encarar a democracia como um problema.

https://prosyn.org/ffMLb3Lpt