rogoff205_Spencer PlattGetty Images_NYSE Spencer Platt/Getty Images

Os Perigos de uma Recuperação Global Desigual

CAMBRIDGE – A recuperação econômica, tal como as vacinas contra o COVID-19, não será distribuída uniformemente ao redor do mundo nos próximos dois anos. Apesar do enorme apoio político fornecido por governos e bancos centrais, os riscos econômicos continuam profundos, e não apenas para economias fronteiriças que enfrentam iminentes problemas de dívida e países de baixa renda que experimentam um aumento alarmante da pobreza. Com o coronavírus ainda longe de ser controlado, o populismo em alta, a dívida global em níveis recordes e a provável normalização desigual das políticas, a situação continua precária.

Isso não significa desmentir as boas notícias em termos gerais dos últimos 12 meses. Vacinas eficazes tornaram-se disponíveis em tempo recorde, muito antes do que a maioria dos especialistas originalmente previa. A maciça  resposta monetária e fiscal construiu uma ponte em direção ao tão esperado fim da pandemia. E o público se adaptou a conviver com o vírus, com ou sem a ajuda das autoridades nacionais.

Porém, embora os resultados do crescimento em todo o mundo tenham sido muito melhores do que a maioria esperava nos primeiros dias da pandemia, a recessão atual ainda é catastrófica. O Fundo Monetário Internacional prevê  que os Estados Unidos e o Japão não retornarão aos níveis de produção anteriores à pandemia até o segundo semestre deste ano. A zona do euro e o Reino Unido, novamente em declínio, não chegarão a esse ponto até o meio de 2022.

https://prosyn.org/sJGz3pwpt