furman11_Liu JieXinhua via Getty Images_gasprices Liu Jie/Xinhua via Getty Images

Por que a inflação dos EUA está caindo?

CAMBRIDGE – Em apenas um ano, a inflação nos Estados Unidos caiu de um pico de cerca de 9% para coisa de 3%. Os modelos econômicos tradicionais sugerem que essa desinflação acelerada só seria possível com um aumento grande do desemprego. Só que a taxa de desemprego tem permanecido estável, em torno de seu menor valor em 50 anos, durante todo o período. Será que nós economistas precisamos descartar nossos modelos e começar de novo?

Embora nenhuma teoria macroeconômica seja perfeita, e ter humildade sempre ajude, um olhar mais atento aos dados sugere que isso seria uma reação exagerada. Para começar, a inflação subjacente caiu cerca de apenas um ponto percentual – muito menos que a queda de seis pontos percentuais da inflação global. Além disso, isso aconteceu enquanto os mercados de trabalho – entendidos em termos gerais – vêm afrouxando de modo considerável, ainda que de maneira relativamente benigna, com as vagas de emprego caindo em vez do desemprego aumentar.

A inflação subjacente é o índice de inflação queprevaleceria se o aperto do mercado de trabalho seguisse inalterado. O conceito é mais fácil de definir do que de quantificar, mas uma série de indicadores pode nos ajudar a formular hipóteses plausíveis à sua altura. Em junho de 2022, quando o índice de inflação total atingiu um pico de 9%, minha estimativa aproximada era que o índice de inflação subjacente ficasse em torno de 4-4,5%, o que quer dizer que, sem qualquer enfraquecimento nos mercados de trabalho, a expectativa seria que o índice de inflação caísse em quase metade. Enquanto outros podem ter feito estimativas um pouco diferentes, nenhum economista confiável esperava que a inflação ficasse em 9% ou mais.

https://prosyn.org/Or2Sxx8pt