child poverty Daniel Berehulak/Getty Images

Como é que os países podem reduzir mais rapidamente a pobreza?

KUALA LUMPUR e MANCHESTER – Poderá o mundo acabar com a pobreza até 2030, a meta estipulada pela Agenda para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas? A Assembleia Geral das Nações Unidas reafirmou recentemente este prazo, mas reconheceu que para cumpri-lo será necessário “acelerar as ações globais” para se enfrentar as causas da pobreza. Enquanto a comunidade internacional explora novas soluções, as lições que se podem tirar do passado podem ser didáticas.

A redução da pobreza tem sido central na política de desenvolvimento, há décadas. Durante os 15 anos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), os antecessores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a percentagem de pessoas a viver na pobreza – definida como menos de 1,90 dólares por dia – diminuiu significativamente, passando dos quase 27%, em 2000, quando os ODM começaram, para cerca de 9%, em 2017.

À primeira vista, o índice de redução da pobreza nos primeiros anos dos ODS também foi impressionante. Entre janeiro de 2016 e junho de 2018, estima-se que 83 milhões de pessoas tenham sido retiradas da pobreza extrema. E, ainda assim, para se continuar no caminho certo de forma a cumprir a data limite de 2030, cerca de 120 milhões de pessoas deveriam ter saído da pobreza durante esse período. Apesar das conquistas que devem ser aplaudidas, o ritmo do progresso foi menos do que satisfatório.

https://prosyn.org/3Y5cs62pt