borchardt10_PixsoozGetty Images_journalismmicrophones Pixsooz/Getty Images

Salas de Redação Precisam de mais Diversidade

MUNIQUE – Quando uma emissora de rádio local de Charlotte, na Carolina do Norte, lançou um concurso de podcasts na comunidade, estava preparada para muitas possibilidades, exceto uma: que a reação do público sobrecarregaria o servidor da estação. A iniciativa teve como objetivo aumentar as opções de diversidade no ar e dezenas de milhares de pessoas quiseram participar. Grupos e indivíduos de todas as esferas da vida enviaram mais de 370 ideias para podcasts, e 33.000 ouvintes entraram para votar essas ideias. O que começou como um experimento único agora será uma atração regular da estação.

O jornalismo sempre sofreu com a falta de diversidade. As redações demograficamente uniformes têm produzido conteúdo uniformemente homogêneo há décadas. E embora editores de todo o mundo reconheçam cada vez mais que isso é um problema, muito pouco tem sido feito para saná-lo.

Ironicamente, uma das razões é a preocupação com a mudança digital. "Tem havido tanto foco na transformação digital nos últimos anos que a questão da diversidade teve que ficar de lado", explica Olle Zachrison, da emissora pública sueca Sveriges Radio, em um estudo comparando os esforços de diversidade no Reino Unido, Suécia e Alemanha. E, no entanto, como a redação de Charlotte descobriu, a diversidade não é apenas um bônus adicional. Ela atualmente está no cerne do engajamento do público.

https://prosyn.org/lZkQ1xhpt