aabroo1

As profissionais de saúde têm a solução para a erradicação da poliomielite

ISLAMABAD – Quem presenciar uma campanha de vacinação contra a poliomielite no Paquistão notará algo notável: na maioria dos locais, grande parte dos profissionais de saúde que se desloca de casa em casa para vacinar crianças contra essa doença paralítica altamente contagiosa são mulheres.

Mas, apesar do seu grande papel no fornecimento de vacinas que salvam vidas e outros serviços essenciais às crianças em todos os cantos do país, essas trabalhadoras da linha de frente raramente são consultadas sobre questões de políticas de saúde. Este ano, enquanto o Paquistão se esforça para erradicar definitivamente a poliomielite causada pelo poliovírus selvagem, os contributos e as opiniões das mulheres que lideram esses esforços no terreno têm de ser incorporados na conceção do programa. Não há qualquer esperança de sucesso se for de outra forma.

Hoje, a poliomielite causada pelo poliovírus selvagem – um flagelo que já causou paralisias irreversíveis, ou até mesmo mortes, em todo o mundo – permanece endémica em apenas dois países: Afeganistão e Paquistão A vacinação é a solução para travar este vírus de uma vez por todas e, no Paquistão, o sucesso das campanhas de vacinação depende muito das profissionais de saúde. Em muitas comunidades, as mulheres podem entrar em casas onde os homens não podem e, como resultado, podem construir uma relação de confiança duradoura com as famílias.

https://prosyn.org/xnn36B9pt