johnson133_Drew AngererGetty Images_trump covid19 equipment Drew Angerer/Getty Images

O troco da covid a Donald Trump

WASHINGON, DC – A crise americana da covid-19 se encaixa no padrão da trajetória de falências em série de Donald Trump. Ele geriu pessimamente a crise, mas enquanto os Estados Unidos vão viver com as consequências negativas por muitos anos, Trump vai se safar - talvez ainda nesta semana - cupando qualquer um menos a si próprio.

A pandemia não transformou Trump em um péssimo tomador de decisões incapaz de aprender e assumir responsabilidades. Mas expôs completamente as piores tendências dele, inclusive seu julgamento débil, incapacidade de pensar em qualquer um que não seja ele, e prontidão para transferir o custo dos erros deles para outros. Desta vez, as perdas humanas e econômicas serão pagas por todos nós, e elas são enormes.

Trump nasceurico – e muito do dinheiro que fez sozinho foi um fruto podre de “manobrasfiscaisnadécadade 90”, segundo análise de suas declarações de impostos de renda feita pelo New York Times. A carreira de Trump tem sido um trem de concordatas e fracassos: CassinosemAtlanticCity, a UniversidadeTrump, a HipotecaTrump, os  FilésTrump, a RevistaTrump, Trump: Ojogo, eporvai. As evidências disponíveis sugerem que, já no início dos anos 2000, Trump tinha pouco patrimônio líquido sobrando.

https://prosyn.org/HdbKQUvpt