A nurse takes care of incubators at the premature baby ward of the pediatric hospital in Bangui FLORENT VERGNES/AFP/Getty Images

Incluir a Igualdade de Género na Saúde Pública Global

NOVA IORQUE – Nas últimas décadas, a comunidade internacional incumbiu-se de alcançar uma grande diversidade de objectivos sociais e ambientais, muitos dos quais estão consagrados nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas para 2030.

Apoiámos muitos destes objectivos, bem como os esforços semelhantes que precederam o ODS, porque acreditamos que estes projectos colectivos são necessários para criar o tipo de mundo que queremos para os nossos filhos e netos. Porém, também nos apercebemos de que muitos dos esforços envidados para cumprir os compromissos globais carecem de mecanismos de informação significativos, necessários para se obter sucesso. Se a nossa atitude for séria quanto à pretensão de traduzir grandes pretensões em progresso real em prol das pessoas e do planeta, isto terá que mudar.

Consideremos a saúde pública, um tema que afecta todas as pessoas. A agenda global nesta matéria determina as normas e os padrões que moldam a forma como os actores públicos e privados promovem a saúde, previnem as doenças e administram os cuidados de saúde. Abrange iniciativas de investigação e bens públicos globais, tais como as vacinas e os programas de resposta a situações de emergência para surtos epidémicos. Além disso, reúne as pessoas para trabalharem em conjunto com vista à cobertura universal da saúde e assegurarem o direito à saúde para todos.

https://prosyn.org/K7Gjkv7pt