abeykoon1_INDRANIL MUKHERJEEAFP via Getty Images_vaccine INDRANIL MUKHERJEE/AFP via Getty Images

O que é necessário para superar a pandemia

GENEBRA – Na qualidade de enviados especiais em assuntos sobre a COVID-19 do diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, testemunhamos em primeira mão a intensidade do sofrimento causado pela pandemia, especialmente nas comunidades mais pobres. Esta profunda tragédia tem vindo a evoluir diante dos nossos olhos e nem sequer está perto de terminar.

Pela nossa experiência, a primeira prioridade na resposta a uma doença contagiosa é salvar vidas e proteger a saúde e o bem-estar das gerações atuais e futuras. Ao mesmo tempo, estamos cada vez mais preocupados com os tremendos danos sociais e económicos que a COVID-19 causou. Com pessoas em todo o lado a lutar para preservar os seus meios de subsistência sob a ameaça constante do novo coronavírus, ficou claro que esta pandemia é mais do que uma emergência de saúde. Tornou-se uma crise mundial que afeta a sociedade como um todo.

Neste contexto, um dos nossos maiores receios é que, após décadas de melhorias, as perspetivas das gerações futuras caíram a pique repentinamente. Algumas regiões estão a vivenciar uma reversão dos ganhos obtidos nos últimos 20 anos. As conquistas alcançadas, tais como taxa de emprego mais elevada, serviços essenciais alargados e melhor educação (principalmente para as raparigas) estão em risco. O mesmo ocorre com as melhorias em infraestrutura, água e saneamento, controlo de doenças, estabilidade política e instituições de governação.

https://prosyn.org/VORJAfApt